Pode se declarar benfeitorias feitas em imóveis no IRPF?

by sandra on 31 de março de 2011

As benfeitorias feitas nos imóveis podem ser declaradas no I.R, isto é importante, pois assim o contribuinte poderá elevar o valor do seu imóvel.

Conseqüentemente, isso também ajuda a reduzir o valor de imposto a ser pago em caso de venda. Porém, é fundamental guardar todos os comprovantes de pagamento de despesas com benfeitorias, como recibos e notas fiscais.

Em imóveis adquiridos após o ano de 1988, o valor das benfeitorias deve ser somado ao da propriedade e declarado na ficha “Bens e Direitos” da Declaração de Ajuste no campo “Discriminação”, bem como todos os dados do imóvel.

Já nas propriedades adquiridas antes de 1988, as melhorias devem ser declaradas em separado, pelo código específico para benfeitorias.

 

{ 3 comments… read them below or add one }

Flavia Sá maio 18, 2011 às 19:09

Prezado,

Seguem abaixos as minhas dúvidas:

a) As benfeitorias feitas em imóveis são declaradas na Declaração de IRPF?
b) As despesas com as benfeitorias feitas em imóveis pode ser descontadas no cálculo do valor do IRPF?
c) As despesas com as benfeitorias integram o valor do imível?
d) Qual é a base legal das respostas de “a” a “c”?

Desde já, agradeço.

Att.,

Flavia Sá

Responder

sandra maio 20, 2011 às 3:16

Boa noite Flavia.
Segundo as suas perguntas no site existe uma postagem na qual suas dúvidas são respondidas. Segue o link para acesso do mesmo. http://www.impostoderenda.net/bens-e-direitos/benfeitorias-em-imoveis-como-declarar/.
Obrigado.

Responder

Marcos julho 11, 2011 às 0:07

Como preencho o campo relativo ao valor de aquisição de imóvel no programa de Ganho de Capital? Adquiri meu apartamento em julho/1995 com pagamento de entrada para a construtora. Somente em novembro/1996, assinei financiamento bancário e o paguei até julho/1999. Devo discriminar cada prestação paga ou posso colocar o total do contrato de compra e venda? Por outro lado, desde 1995 venho declarando todos os valores pagos e hoje meu apartamento tem um valor declarado de R$ 123 mil. Deve declarar esse valor como valor de aquisição? Que confusão! Obrigado por uma luz!

Responder

Leave a Comment

Previous post:

Next post: