Ficha do RRA: Cuidados no preenchimento

by sandra on 8 de abril de 2011

Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, o Sr Joaquim Adir, muitos contribuintes vêem utilizando a nova ficha do imposto de renda, referente a rendimentos recebidos acumuladamente (RRA). Fato não muito comum.

Conforme o que o Sr. Joaquim Adir informou, das 5,5 milhões de declarações entregues, 24 milhões de contribuinte, haviam declarado na ficha do RRA. Isso leva a crer que muitos contribuintes estão declarando erroneamente.

Imagina-se que os contribuintes que tiveram duas fontes de renda no ano de 2010 estão declarando isso como RRA, sabe-se que tal procedimento não é correto, pois está ficha deve ser usada para rendimentos recebidos acumuladamente, pelo titular ou dependente na declaração, decorrentes de aposentadoria, transferência para a reserva remunerada ou reforma, pagos pela Previdência Oficial da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, e os decorrentes do trabalho, relativos há anos-calendário anteriores ao do recebimento.

Ao incorrer neste erro o contribuinte acaba comprometendo toda a sua declaração do Imposto de Renda e caindo na malha fina.

Caso o contribuinte tenha cometido este erro, deve fazer a retificação da declaração já entregue ao Fisco.

 

Leave a Comment

Previous post:

Next post: